7/4/2010 – Proposta reduz contribuição de aposentado

Proposta reduz contribuição de aposentado que volta ao trabalho

A Câmara analisa um projeto de lei que diminui a contribuição previdenciária de aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social que voltem a trabalhar pelo mesmo regime. O PL 6995/10, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), também reduz a contribuição a cargo da empresa que contratar o aposentado.

Hoje, os trabalhadores já aposentados que voltam ao trabalho estão sujeitos às mesmas contribuições dos profissionais comuns: de 8% a 11% para o segurado empregado e de 11% ou 20% para o contribuinte individual. Se a proposta for aprovada, a alíquota será unificada para 1% do novo salário. Já para as empresas que contratarem os aposentados, a contribuição deverá diminuir de 20% para 14%.

De acordo com Antônio Roberto, o projeto corrige uma injustiça, pois hoje os aposentados e as empresas que os empregam são obrigados a recolher uma contribuição que não representará qualquer benefício para esses trabalhadores. Além disso, o deputado acredita que a proposta estimulará a contratação e a formalização de contratos com idosos.

Tramitação
O projeto será analisado em pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte – Agência Câmara

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *