8/6/2010 – 5º Congresso da CNTSS/CUT

Resoluções do 5º Congresso da CNTSS/CUT apontam eixos de luta

Alagoas esteve presente com 22 representantes; Cícero Lourenço foi reconduzido à diretoria da CNTSS/CUT

No período de 2 a 5 de junho, em Guarulhos – SP, aconteceu o 5º Congresso da CNTSS/CUT, com participação da delegação do Sindsprev-PE. Nos quatro dias, foram discutidos importantes temas para a categoria, entre eles destacamos: 21 anos de seguridade social; estrutura e organização sindical; balanço político e organizativo da atual gestão; plano de lutas.

Umas das principais resoluções definidas em relação aos temas debatidos é a defesa da jornada de seis horas para os servidores que trabalham nas Agências da Previdência Social (APS’s), mas em virtude da posição inflexível do INSS, a Confederação passou a defender uma jornada alternativa de sete horas corridas. Também a criação da Coordenação dos Sindicatos Federais filiados à CNTSS/CUT.

A Coordenação terá o objetivo de organizar as reuniões setoriais e as estratégias e mobilizações desses servidores. O prazo é de 120 dias para escolha dos cinco membros que vão compor a Coordenação dos Federais. Os representantes serão escolhidos entres os sindicatos filiados à Confederação.

Eleito Coletivo Nacional das Trabalhadoras da Seguridade Social

O Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Seguridade Social, ocorrido no dia 02/06, na abertura do 5º Congresso da CNTSS/CUT trouxe um grande avanço para a classe da mulher trabalhadora: a criação do Coletivo Nacional de Mulheres da CNTSS/CUT.

Com uma representatividade de 45% de delegadas da região Sudeste; 41% da região Nordeste; 5% Centro Oeste; 3% Sul, Norte 6% , foi definida a composição para o Coletivo Nacional: duas representantes para o Sudeste, duas para o Nordeste, uma para o Centro-Oeste, um para o Norte e um para a Região Sul.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *