19 de dezembro de 2017

1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde acontece de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018

Resolução do Conselho Nacional de Saúde, que oficializa a realização da 1ª Conferência, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (4/12)
Escrito por: CNS

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) será realizada de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018. A etapa nacional contará com 140 delegados nacionais, 1.354 delegados eleitos em todas as etapas estaduais, 39 participantes livres e 178 convidados. Ela foi precedida por conferências realizadas em todos os estados e Distrito Federal, além de diversas conferências municipais e macrorregionais e 32 conferências livres, que geraram relatórios com diversos temas sobre vigilância em saúde.

Para o presidente do CNS – Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos, é fundamental manter a mobilização para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, um dos objetivos da 1ª CNVS, que atenda a todos os brasileiros. “O processo da nossa conferencia é muito robusto e saudável, mobilizamos milhares de brasileiros em inúmeros eventos e estamos construindo as condições para que esse processo se conclua”.

A 1ª CNVS, que estava prevista para iniciar em 28 de novembro de 2017, foi adiada porque, durante a licitação, houve recursos das empresas concorrentes, e os prazos legais para a conclusão do processo licitatório inviabilizaram a realização no período proposto programado.

“Continuaremos mobilizados para que tudo dê certo e para que essa conferência aconteça da forma mais democrática possível. Que todas as contribuições tragam, de fato, a sistematização de uma política nacional que seja viável, operacional e que atenda as necessidades de saúde da nossa população”, disse a diretora do Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde (Degevs) do Ministério da Saúde, Sônia Brito, ao agradecer a todos os esforços realizados para a construção da 1ª CNVS.

 

Ministério da Saúde confirma nova licitação

“A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde está assegurada para a data de 27 e 28 de fevereiro e 1 e 2 de março de 2018”, foi o que garantiu o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. O tema foi abordado durante a 11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por gestores de saúde das três esferas de governo (União, estados e municípios).

“Estamos trabalhando para que, dentro do mês de dezembro, nós ainda consigamos publicar este novo edital para a conferência se realizar sem nenhum tipo de interferência ou possibilidade de adiamento. Desta maneira, isso está assegurado e publicizado para conseguirmos fazer democraticamente a CNVS, como produto de todas as discussões que já houveram em todos os estados e municípios de uma forma geral”, completou Nardi.

1ª CNVS 2018 sai no Diário Oficial da União

 

A Resolução nº 566, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que oficializa a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ªCNVS) para o período de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (4/12).

O documento publicado hoje também determina que seja feita a divulgação do Caderno de Propostas Consolidadas das Etapas Estaduais/Distrito Federal, que já foi divulgado na última semana. Além disso, a resolução convoca os(as) delegados(as) e militantes que atuam em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para manterem a mobilização e intensificarem os debates e o processo de articulação dos movimentos sociais da saúde em torno da temática.

 

 

Ascom CNS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *