CNTSS/CUT cobra explicações para atraso da GDASS/GDPST

Ministério do Planejamento não define data de pagamento
Escrito por: SINTFESP GO/TO

O Ministério do Planejamento ainda não tem data definida para o pagamento da Incorporação das Gratificações dos servidores das Carreiras do Seguro Social (GDASS) e da Seguridade Social (GDPST). A informação foi repassada para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), por telefone, pelo coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais, José Borges de Carvalho Filho.

A CNTSS/CUT estava cobrando um posicionamento do órgão responsável, pois o primeiro movimento deveria ter acontecido em janeiro. A Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério de Planejamento e Gestão (SEGRT-MP) informou que seria em março e depois em maio.

“É preciso destacar que essa questão foi ponto da greve e termo de acordo de 2015. A lei foi votada em 29 de julho de 2016 e até hoje não conseguiram implantar o sistema, o que parece é que o negociado com os servidores não é prioridade”, informou Terezinha de Jesus Aguiar, secretária de comunicação da CNTSS e diretora de Organização e Política Sindical do SINTFESP.

A SEGRT-MP alega que é difícil definir a data, uma vez que são necessários alguns procedimentos de tecnologia para a implantação do sistema de cálculo, considerando os pontos diferenciados entre os servidores. Apesar de não ter especificado uma data, Borges salientou que estão fazendo todos os esforços possíveis e que o pagamento será retroativo a data de adesão do servidor.

A CNTSS/CUT ressalta o compromisso em buscar o diálogo que garanta o pagamento das aposentadorias que já foram revistas ou concedidas a partir de 1º de janeiro, e, caso não seja resolvido, o jurídico será acionado. Destaca-se também o período que já passou após a aprovação da lei, em 25 de julho de 2016, tempo suficiente para adequação do sistema.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *