Dilma anuncia medidas contra efeitos da seca no NE nesta terça

O assunto vem sendo tema de diversas reuniões de ministros nas últimas semanas

 

A presidente Dilma Rousseff embarca na manhã desta terça-feira para Fortaleza, onde anunciará ações e recursos para combate à seca no Nordeste. A expectativa inicial era a de que o lançamento das medidas tivesse ocorrido em Pernambuco, do governador e potencial candidato à Presidência em 2014, Eduardo Campos (PSB). Devido a ajustes finais, no entanto, o anúncio foi adiado para hoje.

Presidente Dilma anuncia ações contra efeitos da seca. [Foto: Presidência]

O assunto vem sendo tema de diversas reuniões de ministros nas últimas semanas. Ontem, a presidente aparou as últimas arestas em duas longas reuniões com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. As ações também já movimentaram a Casa Civil da Presidência da República e a Secretaria de Relações Institucionais.

De uma comitiva de deputados nordestinos, o governo ouviu que as principais demandas são: a facilitação do acesso à água (por meio de poços artesianos, carros-pipa ou adutoras flexíveis); facilitação para a logística do milho usado para alimentação de animais; redução da burocracia para que as ações cheguem mais rápido a ponta; criação de coordenações estaduais para monitorar o andamento das ações e a renegociação de dívidas.

Como o Planalto achou as demandas “plausíveis”, segundo interlocutores, é possível que isso seja um indicativo das medidas que virão.

O principal item da agenda de Dilma na capital cearense é uma reunião com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde o anúncio para amenizar os efeitos da seca serão feitos.

 

Matéria retirada do site Tribuna Independente.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *