Inclusão social e seca serão os principais temas do Encontro de Planejamento das CUT’s da região Nordeste

Desafio dos dirigentes será definir ações para defender os direitos dos trabalhadores e seus familiares, no encontro que começa nesta terça-feira, em João Pessoa

Escrito por: CUT Nacional.

 

O presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas, participa nesta quarta-feira (3) do Encontro Regional de Planejamento das CUTs do Nordeste que, além de dirigentes nacionais da Central, vai reunir sindicalistas das CUTs de Recife, Natal, Maceió, Fortaleza, João Pessoa e Salvador.

O encontro, que começa no dia 2 e vai até o dia 4, será realizado em João Pessoa, no Hotel Caiçara, que fica na Avenida Olinda, 2355, Tambau,

Os objetivos dos Encontros de Planejamento são aprofundar o debate sobre os desafios e perspectivas do movimento sindical CUTista no plano nacional e regional e planejar as ações prioritárias da Central em defesa dos direitos dos trabalhadores de cada região do País.

Segundo o Secretário Geral da CUT, Sérgio Nobre, em um país continental como o Brasil, é preciso considerar a enorme extensão territorial e os  contrastes – seca no Nordeste, enchentes no Sul, desenvolvimento em umas regiões e subdesenvolvimento em outras –  para discutir estratégias e ações que fortaleçam a luta dos trabalhadores por mais direitos, melhores condições de trabalho e renda.

“O Brasil é grande e tem muitas diferenças entre as Regiões. Para fortalecer a luta dos trabalhadores é necessário ter uma agenda específica dos trabalhadores de cada região. No caso do Nordeste, por exemplo, um dos grandes desafios é a questão da seca, da inclusão social. Já na Região Norte, é desenvolvimento”, explicou o dirigente.

“Em João Pessoa vamos debater e decidir ações em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos seus familiares vítimas da seca que atinge o Nordeste”, afirmou Sérgio Nobre.

No 1º Encontro Regional de Planejamento do Sudeste, realizado entre os dias 25 e 27 de março, cerca de 60 dirigentes das CUT’s de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro discutiram os problemas relacionados a indústria. No final do encontro foi formado um Grupo de Trabalho que vai discutir saídas para a indústria, emprego, mobilidade urbana e segurança, que são os problemas que mais afetam a região.

Os próximos Encontros serão naRegião Sul, em Florianópolis, entre 9 a 11 de maio; na Região Norte, em Belém, entre os dias 14 e 16 de maio; e o da região Centro-Oeste, que será realizado em Goiânia, entre os dias 27 e 29 de maio.

“A CUT tem de ter posição concreta não só com relação a tema nacionais, mas, também a temas que afligem cada uma das regiões do País”, conclui Sérgio Nobre.

Confira abaixo o calendário dos próximos Encontros de Planejamento:

Sul– 09 a 11/05, em Florianópolis

Norte– 14 a 16/05, em Belém

Centro-Oeste– 27 a 29/05, em Goiânia

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *