INSS

Fenasps e CFESS realizaram reunião com dirigentes do INSS

 

24/04/2013

O encontro ocorreu em Brasília, no dia 16 de abril. No primeiro ponto de pauta, a convocação de mais 250 assistentes sociais classificados/homologados no concurso de 2008. Os representantes da FENASPS e CFESS falaram da necessidade desses profissionais no quadro de pessoal e a preocupação das entidades com o curto espaço de tempo para convocá-los, tendo em vista que o prazo de validade do concurso vai até 03 de junho.

José Nunes, diretor de Gestão de Pessoas do INSS, falou sobre a nota técnica elaborada pela DIRSAT e Divisão de Serviço Social, com a justificativa para a nomeação dos 250 novos trabalhadores. Ele também manifestou o compromisso em enviar esse documento, com brevidade, ao Ministério da Previdência Social. Esse órgão deve emitir um Aviso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para proceder a autorização da convocação pelo INSS.

Na sequência, discutiram o ato normativo que regulamentará as atribuições dos assistentes sociais no INSS, cuja minuta está no MPOG desde 2007. Andréa Bachião, da Divisão de Serviço Social, informou que teve acesso a uma cópia do processo e que o conteúdo deve ser atualizado, tendo por base o Manual Técnico do Serviço Social, publicado em 2012. Andréa disse ainda que há divergências entre as secretarias de Gestão e de Recursos Humanos do MPOG, motivo pelo qual o documento está parado nesse órgão. O INSS deverá encaminhar um novo documento para na tentativa de agilizar a tramitação do processo.

O terceiro ponto de pauta, questionado já na reunião anterior, foi relativo à acessibilidade dos servidores com deficiência. Os representantes do INSS informaram que será emitida uma resolução para criar um grupo de trabalho em que deverão participar pessoas com deficiências de diversas modalidades. O objetivo será mapear a realidade ocupacional desses profissionais e dar respostas às suas necessidades.

Outras informações repassadas:

– a aprovação das capacitações para assistentes sociais sobre instrumentalidade do Serviço Social e a continuidade da capacitação, iniciada em 2012, sobre o Benefício de Prestação Continuada/ LOAS;

– a participarão no 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: 15 profissionais terão as despesas custeadas pelo INSS, os demais devem ter a frequência homologada, todos devem requerer liberação via processo administrativo no setor de gestão de pessoas em cada gerência executiva;

– a realização do piloto do sistema de informatização do Serviço Social em Recife. Após vários anos, este projeto sairá do papel e, finalmente, as atividades/ações dos assistentes sociais terão o registro adequado.

A FENASPS e o CFESS permanecem atentos para garantir a convocação dos 250 assistentes sociais. Logo que o aviso seja emitido pelo Ministério da Previdência Social, as entidades deverão articular nova reunião no MPOG. Ressalta-se que a mobilização deve ser a mais ampla. Todos os profissionais devem estar envolvidos para reforçar o Serviço Social previdenciário como direito do trabalhador.

Fonte: Fenasps

 

Matéria retirada do Site Sindprevc-SC.

Print Friendly

2 comentários

  • Zenilda Eller de alencar miranda

    parabéns Fenasps e CFESS pelo esforço e luta junto aos dirigentes do INSS.

    Puxa, contava com minha convocação. fiquei bem classificada. 59 pontos, 4ª colocação em três vagas distribuidas, primeira excedente para cidade que me inscrevi e na classificação Regional e nada de convocação.

    o que me resta… somente esperar e depositar a minha esperança em Deus.

  • Delmira de Jesus Nasareth

    fui a segunda colocada para a Cidade de São Felix do Coribe, Gerencia de Barreiras. Aguardei muito por convocação, agora as esperanças estão no fim…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *