A verdade sobre os serviços públicos

País tem proporcionalmente menos
servidores do que Alemanha e EUA

Há muita desinformação e má fé quando se discute a necessidade de fortalecimento dos serviços públicos, especialmente aqueles que atendem diretamente o cidadão. Os adeptos do Estado Mínimo dizem que o Brasil deveria seguir o exemplo dos países do chamado Primeiro Mundo: reduzir pessoal e os custos de manutenção do governo, dando à iniciativa privada a prerrogativa de prestar serviços essenciais à população.
O que eles não dizem é que em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo a proporção de servidores públicos em relação à população é muito maior do que a que existe no Brasil. Estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que esta relação no Brasil é de 5,52 servidores por mil habitantes. A Alemanha tem 6,10 servidores por mil habitantes o México tem 8,46, os EUA, 9,82 e a Coréia do Sul, 11,75 por mil.
Portanto, o que precisamos e valorizar, melhorar e aperfeiçoar o sistema público que já temos. O fortalecimento das instituições públicas está ligado diretamente ao desenvolvimento sustentável do Brasil. Esta é a verdade.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *