Balanço da reunião com ministro do Planejamento, em Brasília

reunião

O primeiro encontro formal entre representantes dos servidores federais e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, girou em torno da apresentação de intenções e expectativas de como se dará a condução dos diálogos entre trabalhadores e governo nesse segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. O SINDPREV-AL esteve representado pelo vice-presidente, Célio dos Santos, que também é diretor da CNTSS/CUT.

Com a presença de 41 entidades e oito centrais sindicais (foto), a audiência ocorrida nessa sexta-feira, convocada pelo próprio ministro, foi longa, mas não pautou efetivamente nenhuma demanda urgente da categoria. Além de pautas específicas protocoladas junto ao ministério, oito itens centrais compõem uma pauta unificada apresentada pelo fórum de entidades nacionais que representa mais de 1,5 milhão de servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre comentários sobre a situação econômica e dificuldades em atender a pauta integral dos federais, o Planejamento apresentou proposta de uma agenda de negociações com início em maio podendo se estender até julho. Será formalizado Hoje (segunda, 23) um pedido de revisão desses prazos pontuando a importância de se garantir o início imediato dos debates com prazo até junho para busca de consensos.

De acordo com Célio dos Santos, além do calendário de negociação, o governo sinalizou com um acordo plurianual. “Ficou acertado entre as entidades nacionais presentes que, na negociação com o governo, vamos priorizar o resultados das discussões já realizadas nos Grupos de Trabalho (GTs) desde 2012 e da Mesa Nacional. Ficou estabelecido também que vamos iniciar nossa mobilização a partir dos dias 6, 7 e 8 de abril/2015 em todo o país, com grande manifestação em Brasília”, disse Célio.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *