CNTSS/CUT questiona edital do próximo concurso do INSS para vagas de Assistentes Sociais

Uma nova audiência foi solicitada pelo presidente da Confederação para debater esse e outros  temas junto com outros representantes sindicais

Escrito por: Sintfesp GO.

Com a publicação do edital do próximo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assistentes sociais que atuam no órgão têm se organizado, nacionalmente, para exigir a retificação imediata do item 2.1.1 e a extinção do item 2.3 do documento, que tratam das competências e atribuições privativas do cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social.

Em carta, o grupo denuncia “novas” e estranhas atividades imputadas aos assistentes sociais que dão margem às práticas de desvio de função, assédio moral e subutilização da força de trabalho desses profissionais dentro da Previdência Social. Eles também apontam a defasagem do quadro de servidores, a falta de investimentos e as péssimas condições de trabalho e de prestação de serviços à sociedade.

Carta-das-Assistentes-Sociais---INSS

Diante disso, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Sandro Alex de Oliveira Cezar, se reuniu com a diretora substituta de recursos Humanos do INSS, Mônica Arcoverde, para apresentar os questionamentos levantados. Segundo ele, o órgão informou que além das atribuições específicas do serviço social, os servidores deverão realizar as atividades gerais previstas nas atribuições do cargo, criada por força de lei.

O INSS informou, ainda, que um decreto será publicado nos próximos dias regulamentando a questão da atribuição do cargo de Analista com formação em Serviço Social e trazendo a discussão das atividades que deverão ser realizadas pelos trabalhadores que serão contratados por meio deste novo concurso. Uma nova audiência foi solicitada pelo presidente para debater esse e outros temas junto com outros representantes sindicais, mas a data ainda não foi definida.

Clique para abrir e ler -> Carta-das-Assistentes Sociais – INSS

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *