CUT-AL convoca reunião para discutir reinstalação da Mesa Estadual de Negociação da Saúde

cut2
A Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) está convocando as entidades da área de saúde para uma reunião no dia 22 deste mês, às 9h, na sede do Sindicato dos Bancários, para construir uma unidade em busca de mecanismos de fiscalização e aplicação dos recursos do Ministério da Saúde voltados para a reinstalação da Mesa Estadual de Negociação.Recentemente, o MS lançou uma portaria que prevê apoio técnico e financeiro com o objetivo de implantar o Plano de Cargos e Salários e Salários dos servidores da área de saúde, a desprecarização das relações de trabalho e do SUS. O projeto tem o apoio técnico do Dieese.

Alagoas foi contemplado com R$ 2 mihões. Esses recursos estão condicionados ao funcionamento da Mesa Estadual de Negociação e ao cumprimento de alguns critérios O MS se propõs a realizar um seminário e um curso de qualificação de negociadores.

Na semana passada, a CUT/AL realizou uma reunião com entidades cutistas – Sindicato dos Enfermeiros, SindSaúde, SindUncisal, Sindacs, Sindprev, Sindodonto, Sindicato dos Nutricionistas e Sindicato dos Servidores do Nível Médio e Elementar – para discutir esse projeto, mas as entidades entenderam que era necessário ampliar a discussão com o conjunto do movimento sindical para tentar construir uma unidade em torno da questão.

“É preciso deixar de lado as questões corporativas para trabalhar em benefício dos traabalhadores e trabalhadoras de Alagoas”, afirmou a presidenta da CUT/AL, Amélia Fernandes. Segundo ela, a CUT/AL defende a reinstalação e recomposição da Mesa Estadual de Negociação, a unificação dos PCCs (de acordo com as diretrizes do SUS); acordo com o movimento sindical para recomposição da mesa (50% gestores e 50% trabalhadores); e discussão da pauta da mesa com o conjunto de negociadores.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *