Pelo Twitter, Hugo Chávez anuncia retorno à Venezuela

Coronel volta ao país natal após 71 dias de ausência para tratar câncer em Cuba

Hugo Chávez reapareceu no Twitter para dizer que já está na Venezuela (Reprodução)

Depois de 71 dias de ausência e de mistério sobre seu estado de saúde, incerto após uma quarta cirurgia em Cuba para tratar o câncer, o venezuelano Hugo Chávez anunciou seu retorno à Venezuela na madrugada desta segunda-feira. A notícia foi dada por meio do perfil do coronel no Twitter, que estava inativo desde novembro do ano passado.

Leia mais: Venezuela divulga primeiras imagens de Chávez em dois meses

“Chegamos de novo à pátria venezuelana. Graças a Deus! Graças ao povo amado! Aqui continuaremos o tratamento”, afirmou no microblog Chávez, que disse ainda confiar em Cristo, nos médicos e enfermeiras nesta nova fase do tratamento. O ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro de Chávez, também disse no Twitter que “o presidente já se encontra em seu quarto no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo em Caracas, disposto a seguir com seus tratamentos”. Segundo o canal estatal Telesur, Hugo Chávez desembarcou na capital venezuelana por volta das 2h30 (5 horas em Brasília).

Curiosamente, o anúncio do retorno de Chávez à Venezuela ocorre menos de um dia depois do ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elías Jaua, dizer que não é possível negar que o mandatário está enfrentando uma situação “complexa e difícil”. Apesar das dificuldades, afirmou o ministro, Chávez estaria encarando “com entusiasmo” a batalha pela vida.

“Não podemos negar, como disse o vice-presidente Nicolás Maduro, que estamos perante uma doença complexa, cujo tratamento é duro”, reconheceu Jaua em uma entrevista ao ex-vice-presidente e jornalista José Vicente Rangel, exibida neste domingo pela rede de TV Televen. “Queremos o bem para o nosso presidente. A maioria da população venezuelana quer isso, mas não podemos deixar de lado que estamos enfrentando uma situação complexa e difícil. Chávez está batalhando”, declarou.

Com o retorno à Venezuela, Chávez deixa Cuba após 71 dias de ausência no país natal – ele foi internado em Havana em 10 de dezembro do ano passado e, um dia depois, passou pela quarta cirurgia para combater um câncer na região pélvica, que foi detectado em junho de 2011.

Na última sexta-feira, após 68 dias sem uma aparição pública, o governo da Venezuela divulgou imagens de Chávez nas quais ele aparece junto de suas filhas. A imagem mostra o presidente deitado em uma cama e sorrindo, e com a edição do jornal cubano Granma do dia 14 de fevereiro. Chávez, que está desde 1999 no poder, ganhou sua terceira eleição no dia 7 de outubro do ano passado, o que lhe garante o governo do país até 2019. Porém, devido à doença, ele ainda não tomou posse para seu quarto mandato.

Matéria retirada da Veja on-line.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *