Reitora da UNCISAL garante que tem condições de fazer laudo pericial da Insalubridade; só depende da Seplag

seplag3

olga2 olga3seplag2 seplag3 seplag4 seplag5 seplag6

A reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Rozangela Wyszomirska disse que a instituição reúne as condições técnicas para providenciar os laudos periciais necessários para dos Adicionais de Insalubridade/Periculosidade. A informação foi repassada durante reunião com representantes do SINDPREV-AL e servidores na quarta-feira (26). Ficou claro na reunião que está havendo um impasse entre a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG) e a UNCISAL, já que a Seplag insiste em contratar uma empresa privada para realizar os laudos.

A reitora Rozangela Wyszomirska afirmou que a Uncisal tem atendido às solicitações da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) para que os processos administrativos que pedem o repasse tenham andamento. “Por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, nós enviamos a documentação para a Seplag e estamos acompanhando o andamento dos processos. O que era de competência da Uncisal foi feito para que os servidores possam receber o adicional. Cabe ao Estado fazer o repasse”, explicou a reitora ao grupo de sindicalistas e servidores.

Enquanto isto não acontece, quem sofre as duras penas da falta de recursos financeiros são os trabalhadores que sobrevivem com salários defasados e acabam sendo vítimas prioritárias das ações desastrosas do governo Renan Filho. Medidas estas que prejudicam estes profissionais que atuam diretamente na saúde em áreas específicas com um grande índice de insalubridade. As duras medidas do governo de suspender a insalubridade em férias e em licença médica, bem como de não implantar a insalubridade para os novos concursados, causam drásticos efeitos nas relações e condições de trabalho. Agindo dessa forma, o governo Renan Filho, demonstra total incompetência e descompromisso com o serviço público.

No dia 9 de maio, o assunto deve voltar a ser tema de uma reunião entre SINDPREV-AL, servidores e representantes da Seplag. O encontro contará com a presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Alynne Acioli, e acontecerá na sede da secretaria, no Centro. 

No entendimento do SINDPREV-AL, a reunião com a gestão da UNCISAL foi esclarecedora, pois possibilitou identificar que quando não há interesse do governo de equacionar os problemas, é mais fácil fazer o jogo do empurra-empurra. 

Além da reitora, Rozangela Wyszomirska, participaram do encontro a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Alynne Acioli; a chefe de Gabinete, Fernanda Kelly Farias; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho no Estado de Alagoas (Sindprev/AL), Célio dos Santos e as diretoras Valda Lima e Olga Chagas.

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *