19 de novembro de 2013

Servidores da Saúde reivindicam abertura de 90 leitos no HGE

Servidores da saúde ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social (Sindprev) realizam um protesto na manhã desta terça-feira, dia 19, em frente ao Hospital Geral do Estado, no bairro do Trapiche da Barra. Os manifestantes revindicam a abertura de uma ala com cerca de 90 leitos, que permanecem fechados desde a construção, há dois anos.

De acordo com a sindicalista Lúcia Maria dos Santos, do Sindprev, o não funcionamento da ala se dá pela incompetência do governo do Estado que não consegue instalar o sistema de refrigeração do hospital. “A Secretaria de Saúde não consegue entregar os leitos à sociedade por causa de uma peça do ar condicionado”, acusa o Sindprev.

O protesto, que acontece em frente ao HGE, com a utilização de carro de som, ignora qualquer legislação sobre volumes de som próximo a unidades hospitalares. Os manifestante informaram que pretendem realizar a inauguração simbólica da ala, com a presença de uma banda de fanfarra.

A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a Sesau e foi informada que o impedimento para a inauguração da ala não se trata de uma ‘peça de ar condicionado’ e sim da central de refrigeração que será instalada no local, além dos compressores, que são importados da Alemanha e que após a compra foi detectado um erro quanto às especificações. A assessoria da pasta confirma, no entanto, o prazo de dois anos para a instalação de central e liberação dos leitos.

 

A expectativa de Secretaria é de que os equipamentos cheguem até o final dessa semana e o início da instalação se dê de forma imediata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *