Site da CNTSS disponibiliza resultado da pesquisa sobre campanha 30 horas

Material é resultado de trabalho conjunto entre Confederação e DIEESE e traz uma amostragem dos avanços obtidos no país

Escrito por: Assessoria CNTSS/CUT

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social disponibiliza em seu site (www.cntsscut.org.br) arquivo do caderno de texto com os dados de pesquisa realizada sobre a “Campanha 30 horas é o limite – mais emprego, mais saúde para todos”. A iniciativa, que contou com apoio do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, tem a finalidade de apresentar um diagnóstico mais atualizado dos avanços e conquistas obtidos sobre esta pauta de reivindicação dos profissionais da saúde. Desde 1996, a CNTSS/CUT tem mobilizado a sociedade e autoridades sobre esta bandeira de lutas dos trabalhadores.

O texto do Caderno apresenta o levantamento feito pelos técnicos do DIEESE com 95 entidades sindicais filiadas à CNTSS/CUT. O trabalho de coleta de dados durou duas semanas e permitiu o registro de 271 informações sobre as jornadas de trabalho de cinco grupos de profissionais: saúde pública federal, saúde pública estadual, saúde pública privada, categorias profissionais específicas e agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O material colhido é apresentado em forma de tabelas, quadros e gráficos com as respectivas análises sobre os dados obtidos pelos técnicos.

A diminuição da jornada de trabalho destes profissionais vem sendo discutida pela CNTSS/CUT junto aos seus Sindicatos e Federações filiados. A proposta leva em consideração melhorias nas condições de trabalho e na qualidade do atendimento prestado aos usuários do sistema. O resultado é que muitos avanços foram obtidos por meio da mobilização dos trabalhadores.

Um grande número de países já conquistou a diminuição na jornada de vários segmentos profissionais. É uma evolução nas relações de trabalho. Esta condição é defendida pela própria OIT – Organização Internacional do Trabalho (órgão vinculado a ONU – Organização as Nações Unidas).

A CNTSS/CUT sempre lutou em defesa do SUS – Sistema Único de Saúde e por seu aperfeiçoamento. No texto de apresentação, a Confederação esclarece que “A CNTSS/CUT está presente nos Fóruns, eventos e mobilizações que objetivam qualificar o sistema e a implantação da jornada de 30 horas semanais, resguardadas as situações que garantem jornadas menores”.

A pesquisa traz uma amostragem de como está a luta por 30 horas em todo o país. A proposta é que o conteúdo do documento possa auxiliar na ação sindical em defesa dos trabalhadores e garanta a unidade da luta. O arquivo completo está postado no campo do site destinado a Campanhas. O interessado pode fazer um download do texto.

Assessoria de Imprensa

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *