TURNO ESTENDIDO: AGILIDADE, EFICIÊNCIA E SATISFAÇÃO

Desde março de 2012, mais de 700 Agências da Previdência Social (APS), em todo o Brasil, adotaram o sistema de Turno Estendido de atendimento ao público com a proposta de garantir a melhoria do serviço e do atendimento.  Desta forma, a jornada de trabalho dos servidores foi reduzida para seis horas, sem intervalo e redução salarial, e o atendimento aos segurados foi ampliado para 12 horas ininterruptas, com funcionamento das 7h às 19h.

Quase um ano após a implementação da medida, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação sugerindo a suspensão do Turno Estendido e da redução da jornada de trabalho, por um ano. A proposta, que alegou prejuízo ao erário e à população atendida pelo Instituto, visa reavaliar os índices e indicadores de atendimento após este período.

Segundo balanço estatístico identificado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a realidade é outra. Em 10 meses de Turno Estendido, foi registrado um aumento de 335.240 benefícios concedidos. Com isso, diversas reuniões com a Direção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram realizadas, no último mês, para reverter tal recomendação, contudo, nenhuma garantia de manutenção dos dois turnos ininterruptos ainda foi apresentada.

Temos consciência de que muitas outras providências devem ser tomadas para melhorar ainda mais o serviço prestado pelo órgão, a exemplo da contratação de servidores, aquisição de novos equipamentos e melhoria do sistema de informática. Por outro lado, está comprovado que os dois turnos ininterruptos já vêm contribuindo diretamente para esse avanço.

Tendo como base esse atual cenário, a CNTSS, juntamente com entidades representativas de todo o país, convoca os servidores e toda a população brasileira para lutar pela sustentação do Turno Estendido. Mais do que bons índices de atendimento, a medida vem proporcionando uma crescente satisfação dos segurados com a agilidade e produtividade do serviço e a melhoria das condições de trabalho dos servidores. Agilidade, eficiência e satisfação. É para isso que lutamos. É para isso que o Turno Estendido existe.

 

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