Veja retrospectiva (fotos) da luta dos servidores da Saúde Estadual em Alagoas

hge28

A partir de 2007 o SINDPREV intensificou a organização dos trabalhadores (as) da Saúde Estadual em Alagoas. Como primeiro ato de mobilização, diretores do SINDPREV e vários outros servidores participaram ativamente da ocupação da Secretaria da Fazenda Estadual, pois lutavam contra a imposição por parte do Governo, que estabeleceu a eliminação de 17 leis, inclusive a Lei que implementava reajuste da Saúde.

Em 2008 aconteceu o lançamento da Campanha Salarial, quando o SINDPREV apresentou proposta, juntamente com o Movimento Unificado da Saúde, estabelecendo o Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, para todos (as) os (as) trabalhadores (as) da Saúde Estadual, em todos os níveis, como determina a Lei 8.142/90.

Após 8 (oito) meses de greve, o Movimento Unificado da Saúde negociou com o Governo, sem a participação dos servidres e do SINDPREV, o que implicou em prejuízo para o conjunto da categoria, particularmente quando da aposentadoria, férias ou qualquer tipo de afastamento. Mesmo assim, o SINDPREV conseguiu, a duras penas, aprovar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os funcionários de apoio da Saúde, que ainda não foi implementado na sua totalidade.

Nos anos de 2008 e 2009, graças a mobilização permanente, conseguimos implementar a Insalubridade na Unidade do Agreste. Nesses mesmo anos fomos contra a inauguração do Hospital Geral do Estado, pois o local não oferecia as mínimas condições de trabalho, o que estamos vendo atualmente que estávamos certos.

Em 2009 intensificamos a luta por melhores condições de trabalho em todas as unidades de Saúde. Fizemos inúmeras denúncias, na Justiça e na imprensa, o que resultou na luta por uma nova sede para o SAMU, com novo dique de higienização e a obrigatoriedade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nesse período saímos do percentual rídiculo de 3,71% para 7% de reajuste, com a instalação da Mesa Estadual de Negociação Permanente. O SINDPREV também exigiu a implantação das consignações em favor do Sindicato. Apresentamos na Mesa de Negociação a nossa pauta de reivindicações para todos (as) os (as) trabalhadores (as) da Saúde Estadual, exigindo uma política salarial, com reposição das perdas inflacionárias e mais ganho real de salários de acordo com a Receita.

Em 2010, infelizmente, o Governo aplicou apenas a reposição da inflação e não reconheceu o que tinha acertado, continuando intransigente, sem qualquer negociação. Por isso, o SINDPREV convocou uma grande Assembleia Geral dos (as) trabalhadores (as) da Saúde e iniciou a Campanha Salarial de 2011 no Pronto-Socorro do Jacintinho.

Recentemente, em 2012, devido a falta de diálogo do Governo com as lideranças sindicais, o SINDPREV realizou inúmeras manifestações no HGE e na Maternidade Santa Mônica, com o intuito de só diminuir a mobilização quando o Governo implantar a Mesa Estadual de Negociação Permanente.

Lembrando que em 2008 o Governo ofereceu 37,87% aos médicos, que deveria ser implementado para todas as faixas e até agora não concretizou.

Diante desse breve relato histórico, reafirmamos a nossa mobilização e a luta em defesa dos nossos direitos.

Veja abaixo uma cronologia das últimas atividades realizadas pelos trabalhadores (as) da Saúde Estadual, tendo como liderança o SINDPREV.

olga1hge2

Reunião do SINDPREV com psicólogos, técnicos de enfermagem e demais servidores para apurar denúncias de agressóes sofridas por servidores no Portugal Ramalho. A reunião também serviu para discutir as péssimas condições de trabalho no Hospital por falta de estrutura física e outras demandas. Participaram da reunião os diretores: Lourenço e Lourivalda.

hge3hge4hge5

Reunião com a Comissão de servidores e Coordenação do HEPR. Diretores presentes: Lúcia Santos e Lourivalda Lima.

hge6hge7

Reunião realizada já em 2013 entre o SINDPREV e servidores da Saúde. A reunião contou com a presença dos representantes da UNCISAL: Marcelo Santana (Chefe de Gabinete do Executivo Estadual), Carlos Frederico (Gerente de Política de Humanização), Marta Duarte (Pro-Reitora de Desenvolvimento Humano, além dos representantes do HEPR: Aldenis (Diretor Geral), Pacifer (Psicóloga), Silvania (Técnica em Enfermagem), Marlon (Técnico em Enfermagem), Ana Márcia Holanda (Psicóloga) e Tereza (Psicóloga). Como representantes do SINDPREV estavam presentes os diretores: Francisco Mata, Olga Chagas e Laurivalda Lima.

hge8hge9

SINDPREV denuncia aos representantes do Governo e a direção geral do HEPR as más condições de trabalho, a desestrutura física e de recursos humanos, a falta de condições de trabalho: não tem água potável para consumo (bebedouros danificados, sem manutenção ), EPI’s, medicações, materiais de limpeza, lençóis, material de higienização,  colchões  e  roupas íntima para os pacientes, manutenção das ambulâncias, (sirene quebrada) manutenção da autoclave odontológica,  pagamento atrasado dos plantões extras, dentre outras demanadas.

hge10hge11

Reunião com servidores do HGE na Ala Amarela, como preparação da Assembleia Geral realizada no dia 26 de janeiro de 2013. Lourivalda Lima representou o SINDPREV.

hge12hge13

Reunião com a Direção Geral do HGE, Recursos Humanos para apurar denúncias de Assédio Moral, além de outras irregularidades cometidas contra os servidores do Hospital. Presentes à reunião os diretores: Olga Chagas, Lourivalda Lima e Francisco Mata. Reunião realizada no dia 09 de novembro de 2012.

hge14hge15

Reunião com servidores (as) do Hospital Ib Gatto, em Rio Largo. Agosto de 2012. Presentes: Lourenço e Lourivalda.

hge16hge17

Reunião com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Geral do Estado.

A convite do Presidente da CIPA do HGE Tenório Júnior, o SINDPREV participou de uma reunião, sendo representado pelas diretoras: Lourivalda Lima e Estela Márcia para discutirem  ações preventivas e atender a saúde do trabalhador. ( 03-01-13).

hge18hge19

Reunião com representantes dos (as) servidores (as) e diretores do SINDPREV (Lourivalda Lima, Ivanildo Marques) com Direção do HEPR. Também participou da reunião a representante da base, Suely.

hge20hge21

Protesto em frente a Secretaria de Saúde do Estado. Mobilização contou com a presença de servidores de Arapiraca e Maceió. Ato foi realizado no dia 08 de novembro de 2012.

hge22hge23

Assembleia com servidores (as) da Saúde em frente ao Hospital Geral do Agreste em 09 de agosto de 2012. Presença da diretora Lourivalda Lima.

hge24hge25

Assembleia no Hospital Escola Portugal Ramalho. Presença dos diretores: Lourenço, Maria Moura e Lourivalda, entre outros.

hge26hge27

Compaheiros e Companheiras da base sindical do SINDPREV participando ativamente das discussões sobre os rumos da Saúde em Alagoas, particularmente no HEPR.

hge28hge29

Mais uma mobilização do SINDPREV em defesa dos interesses dos (as) servidores da Saúde Estadual. Presença dos diretores Célio dos Santos, Lourivalda, Marlene e Maria Moura.

hge30hge31

Assembleia em várias unidades de Saúde, como: Hospital Geral e Samu. Diretor Célio dos Santos discursa apresentando nossa pauta de reivindicações e encaminhamentos da mobilização.

hge32hge33

Reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Após paralisação no HGE, Governo convoca reunião com representantes do SINDPREV, que foi representado por Celio Santos, Olga Chagas e Lourivalda e Comissão dos servidores: Pácifer, Silvania e Solange, representante da CUT, Girlene, direção geral do HGE e gerenciamento de crise da Policia Militar.(27-02-2013).

hge34hge35

Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, o SINDPREV realizou um grande ato de protesto em frente à Maternidade Santa Mônica, onde apresentou números da violência contra mulher em Alagoas. A atividade teve a participação das diretoras: Olga, Andreia, Maria Moura, Lourivalda, Aparecida, além dos diretores do SINDPREV, que estiveram presente na atividade.

hge36

Ainda no ato do Dia Internacional da Mulher, o diretor Célio dos Santos discursa. O ato foi realizada em frente à Maternidade Santa Mônica.

 

 

 

 

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *