5 de abril de 2013

Câmara vota parecer de emendas ao orçamento na próxima semana

Quem assegura é o líder do governo na Casa, vereador Eduardo Canuto; peça deve ser devolvida até 23 de abril

05/04/2013

 

A semana de 18 a 23 de abril é o prazo prometido pelo vereador Eduardo Canuto (PV), líder da Prefeitura de Maceió na Câmara, para que a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja votada e devolvida para que o prefeito Rui Palmeira (PSDB) analise se aprova ou veta. Já na sessão da próxima terça-feira, há previsão de que o relator-especial do orçamento, vereador Zé Márcio (PSD), apresente o parecer das emendas sugeridas tanto pelos parlamentares como pela sociedade civil organizada. A peça fixa despesas e receitas na ordem de R$ 1,7 bilhão.

Já se passaram quatro meses e a Prefeitura de Maceió ainda não trabalha com recursos assegurados pela Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2013. Por conta desse entrave, o Município segue impedido de firmar contratos, convênios, parcerias e abrir processo licitatório para aquisição de bens e serviços para a cidade. Apesar da demora para se aprovar o orçamento para este ano, o vereador Eduardo Canuto argumenta que a Casa de Mário Guimarães estaria dentro do prazo regimental e nos padrões da legalidade.

O líder do governo prevê que nas sessões da terça e quinta-feira da semana que vem aconteçam a primeira e a segunda votações do parecer apresentado pela relatoria especial do orçamento. O prazo para apresentação das emendas à peça terminou nessa quinta-feira (04), como explicou o parlamentar. Só relembrando as datas, a Câmara recebeu a peça orçamentária no início de marco, distribuiu para as comissões internas, foram emitidos os pareceres, aberto prazo para discussões e audiências públicas e apresentação de emendas.

“Compreendo o sacrifício que a Prefeitura de Maceió está tendo para iniciar um trabalho planejado pela atual gestão. O que está sendo analisado agora é o remanejamento de recursos, aliado às adequações necessárias de acordo com as prioridades da nova administração”, comentou Eduardo Canuto, acrescentando que há intenção do Município de se criar o Fundo de Assistência Social. Para isso, segundo ele, seria preciso remanejar recursos de algumas secretarias.

REAJUSTE 
O reajuste de 9% anunciado pelo prefeito Rui Palmeira aos servidores do Município estaria garantido no orçamento 2013. O vereador Eduardo Canuto informou que a tramitação para a concessão do aumento ao funcionalismo aconteceu em tempo recorde e está assegurada, inclusive com retroativo ao mês de janeiro. “O índice reajustado já está contemplado na folha de pagamento de abril”, prometeu.

 

Matéria retirada do Portal Gazeta Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *