Médicos e estudantes de Medicina fazem manifestação em Maceió

Eles protestam por melhorias na saúde pública e contra ‘importação’ de médicos estrangeiros sem revalidação

 

Jobison Barros e David Lucena

03/07/2013

 

Dezenas de médicos, estudantes e trabalhadores na área de saúde fazem um protesto, na manhã desta quarta-feira (3), em Maceió, por melhorias na saúde pública do País e contra a “importação” de médicos estrangeiros sem exames de revalidação do diploma. Os manifestantes se concentram na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Farol, de onde devem seguir para a Praça Centenário.

 

Médicos e estudantes se concentram na sede do Cremal, em Maceió (Foto: Jobison Barros)

Os profissionais exigem ainda a sanção presidencial do Ato Médico, que já foi aprovado no Congresso Nacional. “O ato médico representa a regulamentação do exercício da profissão e é de grande importância”, disse a diretora-executiva do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), Edilma Barbosa.

Já o presidente do Sinmed, Wellington Galvão, exigiu 10% do Produto Interno Bruto (PIB). “Queremos ainda a liberação do prédio onde atualmente funciona a Justiça Federal para a instalação de mais um hospital geral”, declarou Galvão, que reivindica ainda melhores condições de trabalho e valorização da profissão.

A intenção da presidente Dilma Rousseff de trazer médicos cubanos para trabalharem no Brasil também foi alvo de reivindicação por parte dos manifestantes. “Somos a favor dessa ‘importação’, contanto que esses médicos sejam submetidos ao exame de revalidação do diploma”, afirmou Barbosa.

“Aqui, a saúde é totalmente precária. Alagoas não tem sequer um hospital especializado em pediatria”, disse a diretora-executiva do Sinmed. “É preciso acabar com a improbidade administrativa no âmbito da saúde. O pior inimigo da político é o povo esclarecido”, emendou Barbosa.

 

Reprodução Gazetaweb.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *