Santana do Ipanema é a sede do governo esta semana

Mudança aproxima Executivo dos municípios atingidos pela seca

Agência Alagoas 25 Fevereiro de 2013 – 07:21

Durante cinco dias, o Governo do Estado de Alagoas transfere sua sede da capital, Maceió, para o município de Santana do Ipanema, no Sertão de alagoano. Entre 25 de fevereiro e 1º de março, o governador Teotonio Vilela Filho e todo o secretariado de Estado vão intensificar ações voltadas para minimizar os efeitos da estiagem prolongada que castiga a região.

 

O governador Teotonio Vilela Filho terá audiências com prefeitos e vereadores da região

Na manhã desta segunda (25), o governador Teotonio Vilela Filho concederá entrevista às rádios locais em Santana do Ipanema e em seguida, às 10h30, dará início à solenidade  oficial de instalação do Governo no município, com a presença do prefeito de Santana do Ipanema, José Mário da Silva, do presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Toledo, e do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão. A partir das 14h, na Câmara de Vereadores do Município, os prefeitos da região vão se reunir com a Secretaria de Estado da Agricultura e a Secretaria de Estado Meio Ambiente e dos Recursos Hidrícos, para identificar e atender demandas.

Na terça-feira (26), a partir das 9h30, representantes da Seplande, Desenvolve, Banco do Nordeste e Banco do Brasil vão compartilhar informações sobre linhas de crédito e financiamento, com foco nos pequenos produtores rurais e comércio varejista, durante o Encontro para o Desenvolvimento do Sertão, na Câmara dos Vereadores de Santana do Ipanema. À tarde, governador e secretários vão a Dois Riachos inaugurar Posto de Saúde e realizar visita técnica às obras da adutora. Em seguida, em Cacimbinhas, acontecerá a inauguração da Adutora Batalha/Major Isidoro/Cacimbinhas.

Na manhã de quarta-feira (27), o governador Teotonio Vilela Filho terá audiências com prefeitos e vereadores da região. À tarde, a agenda do Governo se concentra no município de Pão de Açúcar, onde haverá inauguração da reforma da Escola Padre Soares Pinto e de Posto de Saúde, entrega de animais do programa Alagoas Mais Ovinos e visita às obras de construção de casas naquele município.

Na quinta-feira (28), às 9h30, o governador participa da Abertura do Comitê da Seca, onde haverá exposição sobre o Canal do Sertão, e segue para visita a um modelo de perímetro irrigado pelo canal em Olho D’Água do Casado. Em Delmiro Gouveia, acontecerá o Painel Integrado de Segurança Pública e assinatura da ordem de serviços do Polo de Confecções do município, além de entrega de farelo de milho e soja, máquinas de costura e visita às obras de construção de casas.

Segundo o governador Teotonio Vilela Filho, “nenhum relatório substitui o contato presencial. É importante que os secretários e todos os que fazem o Governo vejam com seus próprios olhos a situação que o sertanejo enfrenta, ouvindo diretamente deles as dificuldades e pleitos da região”. Durante o período da mudança de sede, governador, secretários e corpo técnico de servidores estarão em contato direto com prefeitos, representações da sociedade civil, associações de agricultores e lideranças políticas de 37 municípios do Semiárido alagoano.

Na sexta-feira (1º), pela manhã, o governador visita as obras do Polo Agroalimentar de Batalha, na Bacia Leiteira, e retorna à Maceió, onde concede entrevista coletiva à imprensa às 11h para apresentar um balanço das ações do Governo no Sertão.

O Semiárido alagoano sofre com a mais intensa e prolongada estiagem das últimas décadas, que atinge não apenas Alagoas, mas todo o Sertão nordestino, causando enormes prejuízos, com perda das safras e a mortandade de animais, trazendo sofrimento para o povo sertanejo, sobretudo ao pequeno produtor rural dedicado à agricultura familiar.

O Governo de Alagoas se antecipou ao problema e vem implementando ações que minimizam os impactos da seca no dia a dia do sertanejo, como a Operação Carro Pipa, em parceria com o Exército Brasileiro, e o início da operação do Canal do Sertão, que já está em funcionamento nos seus primeiros 65km. O  trecho será inaugurado em 11 de março pelo governador Teotonio Vilela Filho e a presidenta Dilma Rousseff.

 

Matéria retirada do jornal On-Line Tribuna Hoje

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *