Tribuna Independente comemora 6 anos de luta e compromisso com a verdade

Jorgraf, leitores e anunciantes festejam mudanças ao longo dos 2.190 dias

Olívia de Cássia
10 Jul de 2013

Jornalistas da Tribuna Independente e portal Tribuna Hoje participam diariamente da consolidação da Jorgraf

Tribuna Independente passou por mudanças ao longo de seus seis anos e, em especial, nos últimos meses. Modernização da diagramação, melhor qualidade do conteúdo e mudanças em seu layout marcam as edições atuais, para agradar e atrair o leitor.

O editor geral do jornal, Ricardo Castro, explica que mudanças na apresentação gráfica são naturais e próprias de jornais. “Objetivam acompanhar a evolução do jornalismo tendo como objetivo tornar o produto sempre mais interessante e palatável aos leitores”, observa.

Segundo Castro, na sequência das mudanças há sempre alguns ajustes. Assim, a capa também passou por isso, para acompanhar uma tendência mundial de valorização de títulos e imagens das principais matérias da edição. “Na prática, os ajustes continuarão, inclusive nas páginas internas”, explica.

Ele avalia que os seis anos da Tribuna Independente significam a consolidação do projeto. “Foram anos de muita luta e desafios. Trilhamos caminhos que não conhecíamos, inclusive porque ninguém antes havia feito percurso análogo. Nós, trabalhadores, assumimos o lugar do patrão. É fantástico! Em nossa área de atuação, é inédito. Mas ainda falta muita coisa e, com a determinação de sempre, não tenho dúvidas de que alcançaremos nossos objetivos”, acredita.

Jornal segue tendência de mercado e conquista mais espaço na sociedade

Em seu sexto ano de circulação no estado de Alagoas, a Tribuna Independente vem acompanhando a tendência do mercado de comunicação e, com apenas dois jornais circulando, ela assume uma importância fundamental para Alagoas. “Em nenhum lugar seria bom que os leitores pudessem dispor de apenas uma versão de notícias. É imprescindível que possam escolher; que tenham opção de acesso à informação e que saibam que nosso jornal, ao contrário do que sempre foi – historicamente falando – em Alagoas, não é propriedade de políticos ou grupos econômicos, mas unicamente de trabalhadores”, analisa o editor geral, Ricardo Castro.

O maior de todos os avanços conseguidos até agora, segundo Castro, é a união entre jornalistas e gráficos. “Graças à dedicação e a força de trabalho das duas categorias foi possível consolidar nosso primeiro produto: o jornal Tribuna Independente. Nosso portal, o tribunahoje.com, também está consolidado, sendo recordista em acessos. Digno também de registro é o sistema cooperativista; sem ele, por certo não seria possível estar onde estamos”, destaca.

Impressão do jornal
Setor industrial se moderniza

Os seis anos da Tribuna Independente também estão sendo comemorados pelo setor industrial da empresa. Segundo Alexandre Moreira, coordenador industrial do jornal e membro da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), os seis anos da Tribuna foram de avanços.

“O setor gráfico passou por melhorias nesse tempo e eu avalio positivamente [mais este aniversário], pois saindo do zero de onde nós saímos, foi um grande avanço. Conseguimos a rotativa no leilão, a manutenção dos postos de trabalho, entre outros ganhos”, observa.

Segundo Alexandre Moreira, o setor industrial tem três setores: pré-impressão, rotativa e expedição. Em todas essas etapas aconteceram avanços consideráveis nesses seis anos de cooperativa.

Ele conta que o setor de pré-impressão adquiriu uma máquina chamada CTP, que dá mais qualidade na impressão do jornal e agiliza o serviço, proporcionando mais economia. Ele pontua que também na rotativa do jornal, antes havia problemas nos blocos que, segundo ele, foram resolvidos com o sistema pneumático, que facilitou o serviço e melhorou a qualidade da impressão.

Em crescimento
Cooperativa amplia parcerias comerciais

“Chegar aos seis anos não foi fácil; terminando este dia começaremos uma nova batalha que é a dos sete anos e assim vamos…”. A declaração da diretora comercial da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf), Marilene Canuto, diz bem o que é o trabalho realizado na Tribuna Independente e portal Tribuna Hoje: uma luta diária.

Em comemoração ao aniversário da cooperativa, ela destaca as parcerias conquistadas pela Tribuna, especialmente neste último ano. Apesar do crescimento comercial, ela afirma que há muito ainda a se fazer. “É uma constante a busca por parcerias, atendimento com excelência, cativando o cliente”, avalia.

Marilene Canuto também celebra o terceiro Anuário Destaque Empresarial Alagoano, que será realizado hoje à noite. “Estaremos homenageando os empresários e gestores públicos que se destacaram em 2012 e alguns, que nesse começo de ano, já têm resultados a apresentar. Agradeço a todos os parceiros, agências e amigos, que têm contribuído para a nossa vitória”.

 

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *